terça-feira, 10 de maio de 2011

Publicidade atrasada!


http://www.youtube.com/watch?v=VxcKlaQVeLw&feature=player_detailpage (comercial veiculado na TV)

A Bombril lançou um comercial este mês que beira um atraso de no mínimo 50 anos. Na propaganda, algumas atrizes famosas, vestidas com terno e gravata, se passam por mulheres bem-resolvidas, que não aceitam a mudança dos homens (uma delas os criticam por causa do uso de piercing e de baby look, blusas coladas ao corpo. Uma delas reduz o homem a simples abridor de latas de palmito). Elas utilizam encenações e falas grosseiras para chamar a atenção deles para o serviço de casa com a ajuda dos produtos da Bombril. Na realidade, essas mulheres substituem o homem ignorante que fazia parte da sociedade até meados dos anos 60.
O comercial deixa claro que os publicitários estão atrasados em relação ao comportamento masculino e feminino dos tempos de hoje. Assim como as mulheres invadiram as empresas, os homens também adentraram a casa. Eles ajudam nas tarefas domésticas, fazem compras, levam os filhos à escola e cumprem com as obrigações financeiras.
Se a idéia da propaganda era utilizar o humor, não ficou nada engraçado. Apenas ridículo. É preciso que os publicitários, assim como vários profissionais que utilizam o intelecto, atualizem suas leituras e façam uma pesquisa antes de veicular um comercial. Utilizar estereótipos nem sempre é uma boa alternativa para convencer o consumidor - no caso, consumidora, cujo papel na sociedade, mudou há muito tempo.

Carla Vilaça
http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=4692402699491438890&postID=4637058823165178704

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie comentários, dúvidas, reclamações ou sugestões para carlahumberto@yahoo.com.br