DICAS DE SEGURANÇA À MULHER




CUIDADOS NA INTERNET



 - Não se engane com a aparência física. Muitos bandidos (e bandidas), se mascaram com perfis falsos para conseguir vítimas.

- Não estampe nas redes sociais (Facebook, Instagram, etc), ou no watsapp, a sua vida. 

- Não indique os locais onde passa as férias, a escola onde estuda, o seu local de trabalho. Manter a discrição é a maior garantia de segurança.

- Não compartilhe seu telefone na internet, pois bandidos podem usá-lo. 

- Cuidado com fotos de crianças (sobrinhos, filhos, etc) e nunca indique onde vocês estão, em que escola eles estudam, os caminhos por onde passam, etc. 

- Bloqueie as pessoas que lhe ofendam nas redes sociais e não brigue por discordâncias de opiniões.

- Não coloque fotos na internet com o emblema de sua empresa ou faculdade.

- Não poste fotos suas em tempo real na internet, pois você pode virar isca de algum bandido que irá para o local.

-  Não detalhe demais o seu perfil: não diga onde trabalha, nem onde estuda, para onde viaja nas férias, etc.

- Seja desconfiada e não acredite em imagens falsas de homens (ou mulheres) em sites de namoro.

- Se for vítima de assédio sexual na internet, faça um boletim de ocorrência na delegacia e denuncie o agressor ao site.

- Não marque viagens ou programas por aplicativos de celular ou nas redes sociais. Você pode se tornar vítima de crimes ou emboscadas.

-Quando perceber movimentações estranhas em seu perfil, troque de senha, ou de perfil, pois alguém pode ter invadido seus dados.

- NUNCA atenda pedidos de fotos íntimas e não responda quando algum homem (ou mulher) a assediar pela internet.

- NUNCA aceite convites de estranhos, mesmo de alguém famoso, para compromissos. Um bom relacionamento não se inicia desta forma. Pense nisso.

- Se conhecer uma pessoa pela internet ou aplicativo de celular e marcar um encontro, nunca aceite locais suspeitos e não vá sozinha (leve alguém, mas chegue sozinha para não levantar suspeitas. Pode ser um amigo, uma irmã, etc). E jamais aceite o convite dele para outro local mais íntimo. Pode ser uma emboscada. Se desconfiar de algo estranho, finja que vá ao banheiro e comunique isso a um garçon, ou ao dono do bar, por exemplo, ou ligue para a polícia sem ele saber.

- Nunca vá a encontros com desconhecidos ou com pessoas que você conheceu pela internet (ou aplicativos), sem avisar a familiares. Deixe com parentes ou amigos, informações sobre a pessoa (telefones, onde ele mora, etc), para que em caso de demora, elas possam lhe procurar na casa do suspeito.

- JAMAIS acredite em namoros rápidos pela internet e NUNCA deposite dinheiro na conta de supostos pretendentes ou namorados virtuais, pois trata-se de facções criminosas que usam-se de táticas psicológicas e emocionais para atrair vítimas em busca de um amor verdadeiro. Segundo a polícia, os bandidos são treinados para conquistar o coração das mulheres, que  acabam caindo em golpes financeiros. Esses bandidos começam a conversar com suas vítimas e contam-lhes histórias dramáticas, falsas, e pedem ajuda a estas mulheres, que acabam fazendo depósitos em suas contas. Depois, eles as bloqueiam nas redes sociais, para atacar novas vítimas. Não caia nestes golpes e ao menor sinal de tramóia, denunciei à polícia.



CUIDADOS NA BALADA



 - Mesmo que seja adulta, avise aos familiares o local de festas, bares ou baladas que irá curtir, além de sempre deixar também telefone de contato de amigos, paqueras ou namorados, para que em caso de desaparecimento, eles possam obter alguma informação.

-  Jamais forneça,. em tempo real, o local de onde você se encontra ou para onde irá, pois pode servir de isca para bandidos ou pessoas mal intencionadas.

- Nunca aceite carona de desonhecidos para casa (às vezes, nem de conhecidos). 

- O ficante (ou paquera) não tem compromisso oficial com você, portanto, não confie nele totalmente.

- Não passe senha de bancos, endereço completo seu ou de familiares à desconhecidos, nem dê informações em locais públicos, de onde você trabalha, estuda, etc.

- Cuidado com o seu copo de bebida para evitar que coloquem nele calmante ou outra substância que possa levá-la à desmaiar ou até mesmo à morte. Nunca vire o corpo ou o rosto, enquanto o copo fica ao seu lado. Sempre o tampe com as mãos, mesmo quando estiver conversando. Nunca beba ersto de bebida de alguém ou prove da bebida alheia, pois pode ser uma emboscada.

- Jamais saia da balada e vá ao apartamento de quem você acabou de conhecer. Também não vá ao motel ou outros locais ermos. Saia de boates ou festas em companhia de amigos. 

- Nunca deixe claro a desconhecidos quanto à sua rotina familiar, escolar, do trabalho, etc. 

- Não demonstre que você mora sozinha e se ele descobrir, jamais abra a porta ou ou portão para o caro que você acabou de conhecer, ou com quem ainda está em namoro recente. 

- Ao sair da balada com seu carro, peça algum amigo para acompanhá-la até o estacionamento. Se for pegar um Uber ou táxi, deixe a entender que seu amigo anotou a placa e que irá confirmar a sua chegada assim que chegar em casa. 

- De preferência não pegue uber ou táxi sozinha, de madrugada.

- Se a festa for num sítio ou local ermo, jamais saia sozinha ou pegue carona. Se não tiver condições de ir embora, peça algum familiar ou amigo para buscá-la e jamais saia por estradas à pé. 

- Se a balada for em local ermo, não  vá sozinha, e mesmo com amigos, não passe por atalhos, pois pode ser perigoso. 

- Não aceite bebidas de estranhos.

- Ao chegar em casa, observe se não há suspeitos na rua, embaixo de árvores ou escondidos atrás de carros ou caçambas, postes, etc. Em caso positivo, dê a volta no quarteirão, chame a polícia e a aguarde longe daquele local. Se houver demora, vá para a casa de um parente e peça que ele o acompanhe até sua residência e a espere entrar. 

- Antes de chegar em casa, deixe o celular em local de fácil acesso, assim como as chaves da garagem e da porta. Nunca deixe o carro embicado para então procurar tais objetos. 

- Mesmo que a balada seja num clube famoso ou numa mansão ou casa muito grande, não fique no jardim sozinha ou em locais ermos.

- Cuidado em banheiros de salões de festas ou de sítios, etc. Se suspeitas que alguém possa estar escondido, não entre e avise à polícia, despistadamente. Comente o fato com o dono da festa e com amigas (os).

- Jamais deixe alguém encostar em você, sem o seu consentimento. E não caia na lábia de galantes que fazem muito elogio, pois eles estão acostumados com este tipo de estratégia para atrair as mulheres.

- Cuidados com fotos e filmagens em festas e baladas, pois podem lhe prejudicar no trabalho, por exemplo. Seu corpo é seu e não pertence a terceiros com más intenções. Também jamais forneça fotografias comprometedoras a alguém, mesmo que seja seu amigo ou paquera.

- Não deixe sua bolsa com desconhecidos ou na cadeira, quando for ao banheiro ou na portaria do salão de festas, etc.



EM CASA


- Mantenha portas, janelas, portões, sempre trancados e use travas, olho mágico, grades e outros expedientes de segurança. Tenha cachorros bravos do lado de fora da casa. Do lado de dentro, tenha um cachorro pequeno, que late bastante ao pressentir perigo.

- Se for viajar, peça alguém para recolher jornais e revistas, propagandas de supermercados, etc. Não deixe as luzes acesas direto. Peça alguém para abrir as janelas e portas e dar uma varrida do lado de fora da casa para dar a impressão de que você não está ausente. Deixe seu telefone com o porteiro do prédio e peça para ele ligar para você em caso de urgência.

- Se você está esperando um técnico (eletricista, jardineiro, etc), peça informações pelo interfone para o porteiro para saber se é ele mesmo quem chegou.

- Evite sair do carro para abrir a garagem.

- Cuidado ao contratar funcionários - peça referências, consulte delegacias de polícia para saber se há algum processo contra o candidato. Se desconfiar de alguma coisa, não o contrate.

- Se receber uma encomenda, examine bem o crachá do entregador e não abra a porta para estranhos ou mesmo vizinhos com quem tenha pouca intimidade. Se desconfiar, ligue para o local da entrega. Se estiver sozinha e um entregador aparecer com uma encomenda não esperada, peça que volte depois e não abra a porta. Lembre-se: as encomendas devem ser entregues na portaria e não no apartamento, pois a pessoa pode observar a rotina da casa.

- Receba pessoas estranhas na área social e na frente de outras pessoas e não no quarto, por exemplo.

- Nunca deixe as chaves na portaria do prédio. Não demonstre que está sozinha e jamais diga que vai sair ou que tem objetos de valor em casa.

- Não fale de sua vida para pessoas pouco íntimas e mesmo com parentes, conhecidos e amigos. Evite falar quanto ganha, quanto tem no banco, que dia recebe o salário, etc.

- Se pressentir alguma pessoa estranha nas imediações, ligue para a polícia no telefone 190 (guarde este número na cabeça). Também tenha sempre a agenda de telefones por perto e os telefones de emergência na primeira página bem destacado.

- Peça alguém da família para esperá-la no portão, na esquina ou no ponto do ônibus onde vai descer. Se precisar ligue antes avisando que chegou, ou toque a buzina do carro e acenda os faróis. Se achar alguém estranho na rua, dê a volta pelo menos 3 vezes no quarteirão e se preciso, ligue 190.

- Nunca comente na frente de empregados, em ônibus ou na rua suas condições financeiras nem detalhes de sua vida, pois elas podem aproveitar-se disso para fingir-se de amigas ou parentes. Oriente sua empregada para que ela não comente seus horários com ninguém, principalmente com namorados, que muitas vezes aproximam-se dela para roubar a casa. O mesmo pode acontecer com você ou outra pessoa de sua família.

- Combine uma senha com a família para ser usada em caso de um fato estranho em casa. Pode ser um toque de buzina, dois toques na campainha, por exemplo.

- Nunca confie inteiramente numa pessoa.

- Se for assaltada, procure manter a calma, não tente conversar ou encarar para guardar as feições dele. E principalmente, não reaja, a não ser que seja uma questão de vida ou morte.

- Ao atender o telefone, nunca diga seu nome, mas pergunte quem quer falar.

- Ao andar a pé ou de carro, fique atento para perceber se tem alguém seguindo-a. Se estiver, não passe por lugares fechados como becos ou ruas sem saída, nem lugares escuros. Se precisar, volte prá trás, mesmo que tenha que andar muito. Também não ande muito colado aos passeios. Na volta prá casa à noite, ande em bandos, é mais seguro. E se estiver com medo, peça a um amigo para levá-la em casa.

- Não deixe todas as chaves da casa com a empregada. Se ela for atacada, não terá as chaves para abrir os outros cômodos. Quando demitir um funcionário que tenha as chaves, mude as fechaduras para que eles não voltem e abram a casa.

- Não converse com estranhos, nunca dê seu endereço, nem aceite presentes, balas, flores, etc. Desconfie de estranhos que dizem trazer recados de sua casa.

- Se for seguida na rua, entre na primeira loja ou casa que encontrar e peça socorre. Se tentar agarrá-la, grite bem alto, esperneie.

- Se crianças (pivetes) lhe agredirem para roubar, entregue o que pedirem. 

- NUNCA brigue na rua, no trânsito, em boates, pois não se conhece o inimigo. É preferível aguentar o desaforo do que ser agredida ou morta. 

- Seja delicada ao demonstrar que não tem interesse por alguém. Diante de investidas amorosas em boates, restaurantes ou mesmo no trabalho, aja com naturalidade, diga que já é compromissada e dispense o assanhado. Mas, saia do local, sem que ele perceba para não persegui-la. De preferência, siga para casa acompanhada de amigos.

Quando contratar um empregado - faça perguntas diretas e objetivas sobre seu passado e exija a documentação, como carteira de trabalho, CPF, carteira de identidade e título de eleitor. Faça uma cópia de tudo e peça uma foto atual. Peça referência dos dois últimos empregos e cheque-os pessoalmente. Avalie o motivo da saída e o tempo de permanência na empresa ou casa de família. Em São Paulo existe a Delegacia de Falsas Domésticas. Telefone (11) 228.3331.

AO VIAJAR: não deixe recados na secretária eletrônica avisando que a família está viajando. Peça os vizinhos para recolher os jornais e as correspondências na caixa de correios. Não deixe luzes acesas o tempo todo. Não entregue as chaves para alguém que não tenha confiança. Coloque grade nas janelas e alarmes em todos os cômodos da casa (nas portas, janelas e portões). Tenha registro de todos os seus bens, para identificá-los em caso de roubo. Dê preferência para as fechaduras tetra-chaves. Não deixe do lado de fora escadas ou outros objetos que podem facilitar a vida dos ladrões.

AO COMPRAR CASA: ao escolher uma casa para comprar ou alugar, observe se existem terrenos ou casas abandonados, favelas, cortiços ou clubes que possam atrair pessoas de outros bairros. Verifique se a iluminação é adequada e se existem pontos que podem servir de esconderijo para marginais. Procure saber com os novos vizinhos se é comum o roubo de automóveis ou nas casas. Observe também se os policiais fazem rondas, ou se os moradores contratam seguranças. É importante saber ainda se existem na região rodovias e avenidas, que facilitam a fuga dos ladrões.

NO APARTAMENTO: Exija que o porteiro identifique todos os prestadores de serviço que subirem no seu apartamento. Não receba candidatos a empregada ou babá em casa: atenda-os perto na portaria, perto do porteiro. Se encontrar o vigia dormindo, comunique o fato ao síndico. Procure não deixar a chave na porta do apartamento, pois um funcionário do prédio ou um desconhecido pode fazer uma cópia. Se alguém tocar a campainha sem que o porteiro tenha anunciado, não abra, e se desconfiar de alguma coisa, chame a polícia. E entre na garagem com o alarme aceso, pois nesse local os ladrões costumam se esconder.

NO CARRO: Sempre que chegar em casa à noite verifique se há suspeitos na rua. Se desconfiar de alguma coisa, dê uma volta e chame a polícia. Também é bom criar com código com a familia, como por exemplo, buzinar ou acender os faróis antes de entrar na garagem. E no caminho até o carro, não ande com a chave na mão. Para evitar roubos de carros coloque alarmes, travas que dificultam a atuação dos ladrões. E evite deixar objetos de valor a vista no interior do automóvel. Em locais desertos feche os vidros e se possível coloque insulfilme nos vidros para dificultar o reconhecimento por parte do assaltante. Lembre-se de travar as portas. Não estacione no mesmo local e durante o mesmo horário todos os dias. Evite namorar em locais desertos ou demorar na despedida na porta de casa. Não estacione o veículo sozinha em locais escuros e afastados. O cuidado vale também para estacionamentos em shoppings e supermercados. Neste caso pare o carro em locais iluminados e perto da entrada. E nunca dirija com os vidros abertos, principalmente durante a noite. E não se distraia falando no celular. Evite namorar no carro.

CARTEIRA DE DOCUMENTOS: o roubo de carteiras e cheques costuma acontecer em locais de muito movimento, como ruas ou em ônibus. Por isso coloque a bolsa na frente e preste atenção em suspeitos. Nunca ande com todos os documentos. Tire xerox e autentique em cartório. No ande com muito dinheiro, e se for descontar cheque de valor muito alto, fale baixo ao gerente para receber em local reservado. Distribua o dinheiro pelos bolsos ou em repartições na bolsa, para em caso de roubo, o ladrão não levar tudo.

NO TRÂNSITO: Se for assaltada, tente manter a calma e siga as instruções do bandido. Não faça gestos abruptos. Se for mexer peça permissão ao ladrão. Não tire o cinto de segurança nem toque no freio de mão, e não ofereça o que não foi pedido: entregue apenas o que o bandido quer. Não chore e não faca ameaças de retaliação no futuro. Não encare o assaltante nos olhos. Não ande com todos os documentos na carteira. Use principalmente a pista do meio da rua. Se puder, coloque vidros blindados no carro e insulfilm.



COMO SE COMPORTAR NO MÉDICO


NA SALA DO MÉDICO: Vá direto ao assunto, não perca tempo com perguntas desnecessárias. Não chegue atrasada para as consultas, e não reclame se precisar esperar. Não leve crianças, a menos que sejam elas as pacientes. Não tenha vergonha de contar sintomas íntimos. Se estiver tomando remédios, avise ao médico. Avise se estiver grávida, amamentando ou querendo engravidar. Avise também se tiver alergia a algum medicamento ou alguma doença.

DIREITOS DO PACIENTE: Fazer perguntas, se você não entender o porque o médico receitou determinado tratamento ou remédio. O importante é sair da sala sem nenhuma dúvida. - Você pode reclamar se o médico a deixar esperando para atender um telefonema, ou se a recepcionista entrar na sala toda hora. - Você tem direito de saber se o remédio receitado, já tem genérico.

COMO IDENTIFICAR O MAU PROFISSIONAL: O médico nem toca em você, não examina, não houve sua história e vai fazendo logo o diagnóstico. Promete soluções milagrosas e não mostra provas de que seu trabalho é sério. Exige que você faça exames no laboratório indicado por ele ou que compre remédios em determinada farmácia. Tenta ainda promover seus próprios medicamentos. Faz insinuações sexuais ou tem um comportamento estranho. Não permite que você entre na sala com seu marido, mãe ou outra pessoa de sua confiança.

PLANOS DE SAÚDE: Pelo regulamento do Ministério da Saúde cada empresa deve oferecer 6 tipos de plano: ambulatorial, hospitalar com e sem obstetrícia, odontológico, uma combinação de todos estes e o referência, que oferece a cobertura total. Os preços variam de acordo com a idade, mas as pessoas com mais de 70 anos só podem pagar até 6 vezes o valor que os mais novos. Quem tem mais de 60 e está há mais de 10 anos com o mesmo plano, não pode ter o valor da mensalidade aumentada. A partir da assinatura do contrato as carências são de 24 horas para acidentes pessoais, 10 meses para parto e 6 meses para outras ocorrências. Os planos devem atender pacientes com aids e incluem transplantes de rim e de córnea e oferecem até 12 consultas com psicólogos para pacientes com problemas mentais causados por drogas. Os contratos só podem ser rescindidos em caso de fraude ou inadimplência. Estão proibidos limites de dias para internações ou restrições de consultas e exames.

NA JUSTIÇA: Para apresentar uma denúncia contra o medico o paciente precisa apresentar exames, ficha clínica e prontuário médico, fotos, receitas, etc. A queixa pode ser avaliada por outro médico e todos os documentos devem ser entregues a um advogado de confiança, para que ele abra um processo contra o médico que cometeu o erro. Só assim o juiz pede uma perícia para avaliar se houve lesão ou não. A sentença sai depois das duas partes serem ouvidas, e pode demorar muitos anos. Os advogados geralmente cobram 20% do valor da ação. E quem perde paga os honorários da outra parte e a perícia.

NO CONSELHO DE MEDICINA: A denúncia contra o médico que a lesou deve ser feita pessoalmente, e assinada, ao Conselho de Medicina de seu Estado. Se for constatada infração ao Código de Ética Médica, será aberto um processo e o médico pode ser advertido ou suspenso por 30 dias, e até ser cassado. Neste caso o paciente lesado não paga pelo processo. O prazo para julgamento nos Conselhos de Medicina é de 5 anos.





OUTROS CUIDADOS


- Nunca comente suas condições financeiras ou viagens na frente de estranhos e não permita que sua empregada comente sobre seus horários e hábitos da casa.

- Não deixe todas as chaves com a empregada. Se ela for atacada, você não terá como ajudá-la rapidamente. E tenha sempre anotado o endereço de seus empregados e de parentes deles.

- Nunca resista a um assalto. Tente se manter calma e evite movimentos bruscos. Avise ao bandido as suas ações, para que ele não pense que está armada ou que irá reagir. Diga, por exemplo: "Minha bolsa está no porta-luvas. Posso pegá-la?" ou: "Vou pegar as minhas chaves, ok?". 
- Ao chegar em casa, de carro ou a pé, ,observe se não há pessoas ou movimentos estranhos a sua volta. Procure andar por locais movimentados e iluminados. De preferência, a noite, evite andar desacompanhada de amigos ou namorado. E nunca use trilhas em terrenos baldios.Não pegue carona com estranhos, mesmo que lhes pareçam simpáticos.

- Quando receber alguma encomenda, como flores, pizzas ou até mesmo remédios, vá sempre à portaria do prédio. Se o entregador subir até o seu apartamento, pode observar a rotina dos moradores.

- Preste atenção se está sendo seguida também durante as caminhadas ou passeios de bicicleta.


- Cuidado ao subir ou descer do ônibus sozinha. Um marginal pode ameaçá-la neste momento.

- Cuidado ao preencher fichas de cadastro nas lojas. Elas costumam ser vendidas (malas diretas) para outras empresas.

- Você pode proibir a divulgação de seu numero de telefone no serviço de informação da empresa telefônica. Para isso basta ligar 104 mais o prefixo do seu telefone. Existem ainda o Bina, que informa o número que discou para você e outros serviços telefônicos.

- Não deixe seu endereço na internet e só faça compras virtuais com empresas com https. E recuse páginas com Activex, programa que pode captar informações do seu computador.

- Se notar que um parente a olha de forma diferente, conte para alguém de sua confiança (pode ser a professora, uma vizinha adulta, madrinha, etc). 
- Nunca vá para a casa de alguém que você acaba de conhecer. 
- Nunca ande na mesma direção dos carros. 

- Se estiver sozinha, nunca ande nos passeios, para não ser puxada por alguém, em casas abandonadas. Ande no meio da rua e fique atenta. Ao menor sinal de perigo, saia correndo e grite bastante. 

- Não confie em vizinhos ou recém-conhecidos para deixar seus filhos pequenos.

- Nunca faça o mesmo caminho, pois alguém pode estar observando os seus passos e esperá-la para o ataque. 

- Se não houver escapatória, lute com todas as armas que possui: chutes, gritos, berros, dentadas, unhadas, bolsas ou outros objetos que possam ser usados contra os bandidos.

- Se ficar presa no porta-malas, chute os retrovisores para fora e coloque as mãos para fora para que outros motoristas a vejam e possam socorrê-la. 

- Ao chegar em casa, de carro, acenda das luzes e combine com alguém para lhe esperar na janela ou no portão do lado de fora (com o portão trancado). Combine também alguns códigos entre vocês para indicar que há algum suspeito na área.

- Sempre acompanhe seus  filhos à escola, principalmente de manhã bem cedo ou a noite.

- Tente ser simpática com as pessoas, mas desconfie de muita gentileza. Evite agrados exagerados ou convites estranhos. 

- Não conte sua vida a terceiros. 

- Não se exponha demais.



EM CASO DE ESTUPRO


- Em primeiro lugar não tome banho imediatamente, pois pode apagar as marcas da violência no exame de corpo de delito. Procure uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência.

- Se achar que alguém comete abuso contra você, mostre indignação e não aceite. E não se intimide em contar o fato a um amigo ou parente, mesmo que o acusado seja da família.

- Se você mora sozinha, cuidado ao levar homens para casa. Faça-o saber que muitas pessoas o viram entrar ali com ele.

- Nunca faça sexo sem vontade, mesmo que seja com o marido ou namorado.

- Se for violentada ou molestada não se sinta culpada, lembre-se que não é a única, que outras pessoas já passaram por isso.

- Quando sentir que um parente ou amigo da família a olha diferente, ou a observa trocando de roupa, tomando banho, roubando-lhe um beijo, etc, evite ficar perto dele ou sozinha com ele por perto. Também não o acompanhe em passeios, nem que seja na esquina. Conte isso a alguém de sua inteira confiança, que pode sua tia, a mãe, a avó, a professora, a vizinha. Não demonstre medo e não acredite se ele disser que se contar a alguém vai lhe matar ou matar quem você gosta.

- Não provoque um homem com quem você não quer nenhum tipo de relacionamento.

- Nunca aceite carona de estranhos ou de vizinhos que você não tenha muita intimidade. É preferível andar a pé ou de ônibus, do que correr riscos.

- Não vá para a casa de alguém que acabou de conhecer ou que tem pouca intimidade. Também não faça nada que não esteja a fim.

- Se você não reagiu na hora, não sofra sozinha, sentindo-se culpada, suja. Procure ajuda profissional (de um psicólogo). Você pode denunciar o agressor na Delegacia de Mulheres.

- Cuidado com as ameaça. Muitas vezes elas podem acontecer e muitas mulheres morrem por imaginar que o companheiro não vai cumprir a promessa de agredi-la ou matá-la.

- Se for agarrada na rua, grite muito.

- Ninguém tem o direito de mexer no seu corpo sem que você queira. Lembre-se que a Lei existe para ser usada.





CUIDADOS QUANTO AO COMPANHEIRO


- Não conte detalhes de um namoro antigo, nem desperte ciúme em seu companheiro. O que passou, passou. O importante é viver o presente.

- Nunca aceite um tapa ou outra agressão, pois ela só tende a aumentar, levando à violência pior.

- O medo de represália do companheiro faz com que ele se sinta mais forte e capaz. Ele acha que tem o direito de bater e exigir coisas, como não usar roupas curtas ou decotes. Imponha respeito já no namoro. Mas se ele 'se mostrou' como é depois do casamento, mostre que também é forte. Mas não precisa enfrentá-lo com a força física. Saia de casa mas não deixe rastros, mude de cidade, de bairro e peça ajuda da polícia. Não pense na casa, nos móveis que compraram. Pense apenas em vocês e nos filhos (se tiver). Lembre-se: objetos se compram, pessoas não.

- Cuidado quando o companheiro tem ciúmes de você com certas roupas ou tendo certos comportamentos, como dando risadas com um amigo, por exemplo. Não há nada de bonito em ter ciúmes de bobagens e assombrações e essas fantasias dele podem piorar, levando à agressão.

- Se o companheiro bebe, se droga ou se vicia de outra maneira, não pense que ele vai mudar. O certo é deixá-lo. Não existe só ele no mundo.

- Não faça provocações, não coloque apelidos no companheiro, no amigo ou na família dele. Mas se ele não respeita a sua, não merece ficar com você.

- Quando conhecer alguém, não tenha ilusões. Procure observar o comportamento dele perante as situações da vida. Se ele tem reações estranhas, conversa sozinho, tem atitudes violentas por qualquer coisa, fique esperta. Ele não serve. Pode parecer bom moço, mas não é.

- Fique atenta ao tipo de amizade que seu companheiro tem. Também observe o comportamento dele com a família, se houve casos de agressão em que ele foi o culpado, se ele fez acusações indevidas, etc. Pode ser um sinal de que ele não respeita as pessoas e com certeza, não respeitará você.

- Observe como o companheiro se comporta diante de seu sucesso. Se ele começa a agredi-la com palavras ou violência diante de uma promoção, cuidado.

- Um bom relacionamento entre homem e mulher deve ter respeito de ambos os lados. É preciso ceder em alguns casos, e as discussões podem ser saudáveis, mas brigas demais, ofensas e agressões não combinam com romance. 



Obs: casos de agressão podem ser denunciados pelo telefone 180.





RETRATO DO AGRESSOR


- O homem que agride a mulher costuma ter traços parecidos:

- Na infância sofreu violência ou viveu num ambiente violento. 
- Acha que a mulher deve ser obedecer ao homem. 
- Tem dificuldade de aceitar as frustrações e não aceita um 'não' como resposta. 
- Sente-se fragilizado e impotente diante da independência da mulher. 
- Tenta isolar a companheira de amigos, vizinhos e parentes. 
- Faz questão de ter sempre a última palavra. 
- É manipulador, pede perdão de joelhos, chora, ameaça se matar se for abandonado. 
- É controlador, manda na mulher e exige que ela o obedeça. Decide o que a mulher vai usar, como se comportar, onde deve ir, etc. 
- Usa a ameaça como forma de manipulação.


PEDINDO SOCORRO


- Ofensas morais, agressões, tapas, xingamentos, empurrões, tudo são crimes e o agressor deve ser denunciado à polícia. Vá à Delegacia de Mulheres sozinha ou com alguma amiga e dê queixa de seu companheiro.

- Se houver ferimentos, procure o Instituto de Médico Lega (IML) para fazer exame de corpo de delito, que serve para comprovar as agressões físicas.

- Se preciso, a Delegacia a encaminhará a um abrigo sigiloso, em que seu companheiro não sabe onde é. Lá, poderá retomar a vida, sozinha ou com seus filhos. Se persistir ficar em casa, poderá sofrer violências mais graves e até a morte.

- Se o companheiro não quiser se separar de você, a Justiça lhe indicará um procurador do Estado para orientá-la e defendê-la. 



MAIS INFORMAÇÕES NOS SITES:








www.direitos.org.br


http://grupodeapoioamulher.blogspot.com.br/

 https://www.mulheresbemresolvidas.com.br/violencia-contra-mulher/


https://apav.pt/lgbt/menudom.htm

https://projetocolabora.com.br/genero/sororidade-internacional-brasileiras-vitimas-de-violencia-domestica-no-exterior-recorrem-a-rede-de-apoio/

http://www.capital.sp.gov.br/cidadao/familia-e-assistencia-social/servicos-de-direitos-humanos