MITOS MASCULINOS


CASANOVA - Escritor italiano nascido em Veneza, em 02/04/1725, Giácomo Casanova, filho de uma atriz e do nobre Michele Grimani, dono do teatro de San Samuele, onde sua mãe representava. Foi também militar e ficou conhecido pela vida de aventura que levava. Apaixonado pelas mulheres, percorria os bordéis toda noite em busca de sexo com as meretrizes. Preso por 16 meses, conseguiu fugir das masmorras escalando os telhados do palácio Ducal, sendo perseguido pelos policiais. Preso novamente, conseguiu fugir por um buraco no teto. Recapturado, foi obrigado a fazer relatórios de frequentadores das noites italianas, que deveriam ser condenadas pela Inquisição. Ameaçado, mudou-se para Paris, onde escreveu uma brochura intitulada "Nem Amor Nem Mulheres", sobre seu pai, Isacomeron, e acabou tornando-se um enciclopedista. Morreu em Duchcov, Reino da Boémia, em 04/06/1798, aos 73 anos. Casanova virou significado de homens que não querem compromisso sério, que gostam de seduzir e apenas passar uma noite de sexo com uma mulher. Ao longo de sua vida ele teria dormido com 122 mulheres.




DON JUAN - Personagem da literatura espanhola, criado por Tirso di Molina, no século 16, teria seduzido uma jovem rica e para ficar com ela, assassinou o pai da moça. Também foi galante com outras mulheres, sempre com promessas de casamento. Há várias versões do Don Juan, mas sempre representado como um mulherengo. No mundo feminino ele significa um homem encantador, sedutor, mas que jamais se casará.







GARANHÃO - garanhão é um cavalo destinado à reprodução, por suas qualidades físicas. O termo é usado como sinônimo de mulherengo.




PRÍNCIPE - personagem dos Contos de Fadas, o príncipe é o homem bonito, elegante e rico, que sempre salva a princesa da bruxa ou da madrasta má. Ele sempre chega num cavalo branco, dá um beijo e salva a mocinha, que ao se casar com ele, passa a morar no castelo.




SAPO - Na história "A Princesa e o Sapo", o anfíbio, na verdade, é um príncipe que fôra transformado pela bruxa, por ter recusado a se casar com ela. Assim que recebe um beijo da princesa, volta a ser príncipe e os dois são felizes para sempre.  A versão serve para fazer analogia com o homem ideal, que se esconde atrás dos defeitos que as mulheres insistem em não aceitar.


MACHÃO - Aumentativo de macho, é o indivíduo que se gaba da sua masculinidade e gosta de exibir características tipicamente masculinas.



MACHISTA - Homem que se recusa a aceitar os direitos das mulheres, enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino.

GENTLEMAN - Homem educadíssimo. Palavra inglesa, significa cavalheiro, senhor. Para nós, mulheres, seria o ideal de companheiro: gentil, fino, elegante, respeitador.


GALINHA - Gíria criada nos anos 80, significa homem mulherengo, que não escolhe o tipo de mulher à quem galantear.

PORCO CHAUVINISTA -  Chauvin foi eleito como símbolo do soldado corajoso. No entanto, autores teatrais começaram a zombar do fanatismo bélico de Chauvin e o termo “chauvinista” começou a ganhar conotação negativa. Para criticar o machismo da década de 70, foi criada a expressão “porco chauvinista”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie comentários, dúvidas, reclamações ou sugestões para carlahumberto@yahoo.com.br