sexta-feira, 28 de julho de 2017

O livro e a alma alheia!


Quando criei este blog, meu objetivo era guardar, via digital, informações colhidas em revistas e livros a respeito da mulher, que eu colecionava desde criança. E por isso fico surpresa quando recebo pedidos para citações em trabalhos acadêmicos. Os leitores também me dão sugestões ou fazem fazem críticas que recebo com gratidão, pois estando de fora, conseguem ver o que não percebo. E lá se vão dez anos de muitos textos, na primeira página, que representam os meus pensamentos diante de fatos que acontecem comigo ou com outras pessoas.
Sou uma leitora voraz, assim como o meu pai, que nos incentivou, desde cedo, com suas histórias antes de dormir. Eu era a única que só cambaleava após o final da trama e sempre acabava sonhando com aqueles romances ou fábulas. Mas, a maioria dos livros que li na infância ou adolescência não foram sugestões, mas imposições da escola. Éramos obrigados a ler os clássicos brasileiros, como Machado de Assis e José de Alencar, ou gregos, como Ulisses e Medusa. No entanto, essa ditadura escolar, que poderia ter me afastado dos livros, fez o caminho inverso e me causou verdadeiro amor pela escrita. 
Hoje, muitos anos depois, ensino "o caminho das pedras" aos meus alunos, que encontram nas histórias um mundo de possibilidades em relação ao que desejam quando crescerem. Logicamente que a realidade dos pequenos envolve bruxas, princesas e animais, que representam o lado bom ou ruim da vida, que eles começam a conhecer. Porém, não há imposição. Cada criança lê o que lhe interessa, sem obrigações de perguntas e respostas a seguir. Porque os livros são como as paixões em nossa vida. Suas páginas contém mistérios como a alma alheia: nunca se sabe o que elas guardam. E, apesar do medo do outro, jamais deixamos de amar. Aliás, muitas vezes, nos apaixonamos porque quem jamais tínhamos interesse inicialmente. A literatura também se dá assim. Geralmente as melhores obras não vêm com capa bonita. O que surpreende, é o conteúdo. 


Beijos,

Ótima sexta-feira.

*Livrarias que vendem publicações antigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie comentários, dúvidas, reclamações ou sugestões para carlahumberto@yahoo.com.br