sábado, 10 de maio de 2014

Calhordas não têm conserto!


Os homens não são nada fáceis, mas os machistas conseguem ser ainda piores. O olhar deles sobre as mulheres é uma mistura de aluna e funcionária, mãe e prostituta, sempre prontas a satisfazerem seus desejos. Em casa, não ajudam nas tarefas domésticas, mas querem que as esposas passem suas cuecas e esquentem o jantar, enquanto assistem TV, segurando o controle remoto, mostrando que ali quem manda é "o patrão". Na cama, estes homens desejam nossos corpos e não aceitam um não como resposta ou ficam emburrados quando não satisfazemos suas vontades. Mas, porque tem que ser assim? Tirando todas as explicações filosóficas e sociológicas a respeito do Feminismo, fico extremamente incomodada com esse tipo de comportamento, em que o homem se acha no direito de mandar e exigir. Porque as mulheres são obrigadas a lavar as cuecas do marido, se eles não lavam as nossas calcinhas? Porque temos que arrumar a casa enquanto eles se divertem? Porque temos que aguentar seus discursos ridículos para justificar que merecem descanso apenas por serem do sexo masculino? Porque somos gratas pelas migalhas de amor que nos dão? Porque tanta grossura, tanta falta de respeito conosco? E porque permitimos tanto abuso?
São questões que se repetem, num círculo vicioso há séculos. Se é para exigir que sejamos muitas mulheres (mãe, filha, dona-de-casa, esposa, amante), também exigimos que os homens sejam românticos, educados, carinhosos, sensíveis. Desejamos ainda que não se esqueçam das datas importantes e dos presentes que não ganhamos e que merecemos. Exigimos também uma massagem nos pés quando chegamos cansadas e que ponham a mesa do jantar. Porque eles não fazem isso? Simples: porque permitimos. E não deveríamos. Antes de sermos homens ou mulheres, somos seres humanos, com direitos e deveres iguais. Em casa, ninguém manda, ou manda os dois. Pelo menos é assim que deve funcionar.
E pensar que um dia foi pior. Houve época em que a felicidade da mulher era representada pela boa criação dos filhos, a limpeza das louças e o passeio de domingo na casa da sogra. Era um tempo de cegueira social, em que a esposa eram impedida de casa sem o marido pelo "perigo" que representava encontrar um mundo cheio de possibilidades que pudessem ampliar suas ideias. E assim, sem conhecer outras pessoas, sem fazer comparações, ela acreditava piamente que era uma pessoa de sorte, afinal, tinha comida, roupa lavada, contas pagas e de quebra, um sexozinho de vez em quando (às vezes muito de vez em quando). E, se por acaso, o marido fosse gentil a ponto de lembrar datas importantes, a alegria estava completa.
É verdade que os homens não são iguais, mas é possível traçar um perfil do abusador, observando alguns detalhes importantes, como falta de respeito com a mulher, atitudes grosseiras, cobranças de fidelidade e desconfianças de supostas traições. Geralmente são covardes, ameaçadores, intimidadores e valentões. E, quando não punidos, passam suas agressões também aos filhos ou familiares da vítima, causando sérios estragos na vida de todas estas pessoas. E muitas vezes não há como fugir destes canalhas. Muitas vezes a esposa depende do salário do marido para sobreviver ou do amor dele para continuar respirando. Porém, nada justifica uma agressão, seja ela física ou psicológica. Sem dinheiro e sem amor até se sobrevive. Mas, viver vai muito além disso. Implica em ser feliz, dona de seus dias, das suas horas, de seus pensamentos. A mulher corajosa sabe que pode passar necessidades sem o companheiro, tem ciência de que irá sofrer sem ter o braço dele ao seu lado na cama, mas tem a certeza de que respirar o mesmo ar que o dele pode ser perigoso e por isso sai de casa ao menor sinal de falta de respeito. É que ela aprendeu, sozinha, que uma mulher de verdade se faz respeitar e quem não obedece a este princípio, não lhe merece. Afinal, calhordas não têm conserto. 

Carla Vilaça

36 comentários:

  1. Olá, Carla. De fato, o machismo que compõe essa sociedade que criamos faz com que os homens tenham o comportamento de abusar da mulher, exigir-lhe coisas e criticá-las quando não correspondidas na medida exigida, desvalorizá-las e não corresponder aos seus pedidos, simplesmente ignorá-los para realizar coisas que lhe dão muito prazer, de desejá-las muitas vezes como um objeto que pode lhe dar prazer ou corresponder as suas fantasias sexuais ou desejos machistas.Não estou falando da sua relação, óbvio, não a conheço.Estou falando de mim e das vidas que vejo. Acredito nas relações e que elas precisam deixar de ser hierárquicas e terem uma igualdade que possibilite desejos e pedidos de ambas as partes. Se o homem gosta de sair com os amigos, a mulher gosta de sair com as amigas.Se o homem gostar de ver futebol na tevê a mulher gosta de escrever.Ou se a mulher gosta de ver futebol e o homem gosta de brincar com os filhos.Tudo é possível desde que as pessoas se abram para ouvir os desejos do parceiro e dialogar. Quando o diálogo não é possível ou não resolve, me pergunto o que é possível? As tarefas são de ambos, não dividi-las complica. E daí, ninguém está "ajudando" ninguém (homem não ajuda mulher em casa, homem se responsabiliza pelas tarefas junto da mulher). Nesta sociedade é difícil transformar as coisas, mas precisamos de fato, com diálogo e certas posturas transformá-las. Acredito na frase: "As palavras afetam, mas os exemplos arrastam". Podemos pensar por aí....Gostei do blog, continue escrevendo!!! Um abraço, Erika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, kinha, obrigada por comentar o texto acima. Aprendemos a aceitar desde crianças este mandonismo dos homens que chega a ser muito irritante. É difícil vencer as cobranças todos os dias, mas temos que lutar, pois do contrário, viramos escravas mesmo. o que escrevi é real, meu marido é assim mesmo, exige muito, encontra tempo para diversão, enquanto trabalho fora e dentro de casa. Muito cansativo. Grande beijo, querida. Amei suas palavras.

      Excluir
  2. Não acho q lavar as calcinhas da esposa diminua minha condição masculina. O discurso feminista me parece equivocado qd esquece q há uma questão biológica separando homens e mulheres. A biologia e irrevogável. Isto define alguns papéis para os homens e para as mulheres. No mais, a humildade deve pautar um relacionamento. Normalmente a mulher é mais humilde do q o homem. Por isto, mais cordata. Faria td para facilitar a vida da minha esposa. Inclusive lavar as calcinhas dela. Desde q ela saiba compreender isso e não use como forma de "dominação".

    ResponderExcluir
  3. Pois é justamente essa dominação que os homens usam, como se as mulheres devessem obrigações domésticas, enquanto eles ficam fora de casa, trabalhando, sendo os provedores do lar. Isso um dia existiu, mas não é mais assim. Nós temos que ajudar em casa financeiramente, quando não temos que 'bancar' tudo, enquanto o sexo masculino continua no passado. adorei sua participação. obrigada, abraços, carla vilaça

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc, mas com ressalvas. Pois nós homens somos educados principalmente pelas mulheres. Pois o menino fica muito mais tempo com a mãe do q com o pai. Então acho q a maioria das mulheres é machista. Qd falei em dominação, quis ressaltar a atitude de algumas mulheres q ficam "testando" o nível de masculinidade do homem. Na verdade, muitas mulheres acham estranho q o homem lavem as calcinhas delas, veem nisso um símbolo de submissão. Ou seja, o homem que lavasse a calcinha da esposa estaria assinando um termo de submissão. Vi um pouco disso inclusive na história q vc contou. Vc manda seu marido lavar suas calcinhas num tom de provocação. Quase como acontece na infância, qd as meninas chamam os irmãos menores de mulherzinhas para provocá-los.

    ResponderExcluir
  5. Que interessante, não havia pensado nisso. É provocação mesmo, já que sempre lavamos toda a roupa dos homens da casa, sem reclamar. Inclusive, quando estamos de folga do trabalho ou dos estudos, é lavando roupas, arrumando a casa, passando, que gastamos o tempo livre, enquanto vocês, homens, muitas vezes não ajudam, e aproveitam para relaxar, jogando futebol ou vendo TV, além de beber com os amigos. Nossa mentalidade, feminina, torna estas tarefas obrigações, enquanto para os homens, o tempo livre é livre mesmo, e o nosso, é livre para mais serviço de casa. É cansativo. Quando eu disse para meu marido lavar minhas calcinhas, é porque quando eu o xingo ao vê-lo sair, ele me manda lavar as cuecas dele, em tom de deboche e brincadeira. E então, fico muito irritada. Gostei da sua colocação. Sempre há um novo olhar sobre o que desejamos dizer, e é isso que a leitura permite. Obrigada novamente. Abraços, Carla
    --------------------nã------------------------

    ResponderExcluir
  6. Não quero me estender demais em "discussão" para não parecer um intelectualzinho chato. Mas destaquei um ponto q me parece bem relevante nesse caso, sobre o qual vc não quis comentar. Falei sobre o machismo feminino. Homens são educados principalmente pelas mulheres, nossa mães. O comportamento masculino é uma projeção da ideia q as mulheres fazem do homem. As mães modelam o menino para repetir aquilo q ela acha q um homem deve ser. Vc não acha? Não digo q vc seja assim. Mas tenho visto isso em várias mulheres. Inclusive na minha mãe. Se as mulheres da minha família soubesse q tenho coragem de lavar as calcinhas da esposa, nem sei o q elas pensariam de mim. Resumindo, penso q o machismo não está apenas nos homens...

    ResponderExcluir
  7. Você tem toda razão, pois as mulheres reforçam o machismo em seus filhos e maridos. Eu por exemplo, chamo meu marido quando meu carro aparece com algum problema e o chamo ainda para consertar os aparelhos domésticos. Sem querer, separo as funções: enquanto ele resolve os estragos, fico por conta da arrumação da casa e do almoço. E, ainda desejamos um homem que nos ampare, que saiba tomar decisões, não gostamos de muita fragilidade no sexo masculino. Nunca haverá igualdade, pois somos diferentes mesmo, homens e mulheres. E acho que isso é muito positivo, desde que não haja cobrança exagerada, por qualquer uma das partes. E, sendo sinceramente, vou escrever sobre isso depois, muitas mulheres em cargo de chefia ou poder, costumam ser muito ruins, más, e não se colocam no lugar das mulheres. Adorei sua participação. Se puder, leia outros textos e dê sua opinião. Sempre aprendo muito com as pessoas. Grande abraço, obrigada novamente. Carla Vilaça

    ResponderExcluir
  8. submisso_fortal@hotmail.com26 de março de 2015 às 12:13

    Olá Carla, boa tarde.

    Muitas vezes o homem nem sabe que gosta ou precisa de algo; mas se ele tiver uma mulher de pulso firme, tudo se equilibra.

    Há três anos eu nunca tinha lavado uma calcinha antes, mas já tinha lido a respeito em alguns sites de relacionamento liberal, onde os maridos lavavam as calcinhas da própria esposa. Certo dia comentei isso com uma namorada e ouvi a seguinte frase: "se você quiser, as minhas estão a disposição para serem lavadas...".

    Das primeiras vezes não foram 100%, mas hoje faço isso melhor que muitas mulheres. Minha namorada usa de 2 a 3 calcinhas por dia e não as lava, apenas coloca num cesto de roupas sujas. No sábado (minha folga) eu coloco todas de molho no tanque, junto com algum alvejante sem cloro (tipo Vanish) e após 30-40 minutos de molho eu as esfrego uma por uma até ficarem limpinhas. depois do enxágue e da secagem ao sol, eu passo o ferro de engomar bem quente no fundinho (para matar quaisquer bactérias que tenham ficado) e coloco todas dobradas na gaveta dela. Faço isso semanalmente e é uma coisa que me dá muito prazer.

    Pena que a maioria das pessoas (homens e mulheres) ainda tem preconceito quanto a isso.

    Abraços.

    submisso_fortal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que comentário corajoso e simpático. Amei. Se todos os homens tivessem ao menos um grama de sua sensibilidade, seríamos mais felizes. Muito obrigada pelo depoimento corajoso, sincero, sem medos. Parabéns. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. me perdoe a pergunta: porque a palavra submisso em seu e-mail? abraços, carla vilaça

    ResponderExcluir
  11. submisso_fortal@hotmail.com28 de março de 2015 às 20:05

    Porque adoro ser mandado por uma mulher.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Amei sua resposta. grande abraço, Carla Vilaça.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho q nao custa nada lavar umas cueas ja q se aposentam 5 anos antes do homem e nao tem serviço militar obrigatorio ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe. Mas, as mulheres têm que lavar cuecas porque se aposentam mais cedo e não prestam serviço militar? Que triste destino o nosso...kkkkk. Obrigada pelo comentário, mas tenho que discordar de você. Cada qual que lave suas peças íntimas. Grande abraço. Carla Vilaça

      Excluir
  14. Realmente aposentamos cedo do trabalho, mas em casa, continuamos trabalhando a vida toda e cuidamos dos nossos maridos e filhos, além da casa. Lavar cuecas é apenas um dos afazeres, que entre outros, não causa prejuízos, mas porque cada um não lava suas próprias peças íntimas? Exigir que o outro faça uma tarefa que cabe a nós é que não é legal. Quanto ao serviço obrigatório, é uma luta que vocês, homens, têm que lutar, já que no Brasil não há guerra e então, porque preparar os jovens, com uma obrigação que ele não gosta? Concordo com você. eu também odiaria ser obrigada a prestar serviços gratuitos ao governo. seria mais interessante colocá-los, gratuitamente, a fazer atividades esportivas, por exemplo. Um grande abraço. obrigada pelo comentário. carla vilaça

    ResponderExcluir
  15. Tem razão, Flávia Silvério. Divertida e sábia sua resposta. Abraços, Carla Vilaça.

    ResponderExcluir
  16. Flávia Silvério, apaguei, sem querer seu comentário. Me perdoe, se puder enviei de novo porque não estou conseguindo publicá-lo novamente. Segue então: Roupa íntima cada um lave a sua. Quer que eu lave as cuecas dele? Então ele​lava as minhas calcinhas. Abraços, Carla Vilaça
    Se a mãe desses homens não os acostumou a lavar suas próprias cuecas, quando casar, aprende a lavar.
    A piroca não vai cair por causa disso não.

    ResponderExcluir
  17. Flávia Silvério disse:

    Roupa íntima cada um lave a sua. Quer que eu lave as cuecas dele? Então ele​lava as minhas calcinhas.
    Se a mãe desses homens não os acostumou a lavar suas próprias cuecas, quando casar, aprende a lavar.
    A piroca não vai cair por causa disso não


    Obrigada pelo comentário, Flávia. Divertido e sábio, além de corajoso. Grande Abraço, Carla Vilaça

    ResponderExcluir
  18. Eu lavo calcinhas e me mande um olá. ok?

    ResponderExcluir
  19. Tá bom, João: olá. Abraços. Carla Vilaça

    ResponderExcluir
  20. Este é o texto mais comentado do meu blog e fico muito grata pelas observações, que só me acrescentam e por isso agradeço desde já as opiniões, tão diversas, algumas simpáticas e outras até mesmo irritadas comigo. Há ainda as divertidas e isso tudo faz parte de cada um, com seu olhar particular sobre a vida e por isso são valorizadas. Bem, logo no início do texto eu reclamo dos MACHISTAS e não de todos os homens, pois a maioria é muito educada e respeitadora. Mas, há os ignorantes que ainda nos tratam como empregadas ou garotas de programa, infelizmente. Não há problema algum em dividir as tarefas, os cuidados com os filhos, as despesas domésticas e até mesmo do restaurante ou do motel. Nada disso importa. O que realmente vale são as gentilezas, a maneira como tratamos o outro. Assim como não somos funcionárias dos machistas, ou bonecas infláveis humanas, os homens também não são nossos escravos ou pai de família, que deva pagar as nossas contas. Já foi algum dia assim e depois de muita luta, conseguimos nosso espaço no mundo. Mas, ainda falta muito o que fazer. Eu realmente ODEIO falta de educação e grosseria, não tolero miséria. Se ma pessoa não tem condição financeira de pagar um restaurante ou um cinema para o convidado, leve-o a comer cachorro quente e tá tudo certo. Mas, por favor, dividir a conta no primeiro dia não! independente de qualquer coisa: é deselegante, a meu ver. Pode ser que pensem diferentes, mas na minha opinião, acho feio. Na verdade, acho horrível. Grande beijo. Carla Vilaça

    ResponderExcluir
  21. eugostodemulher1@gmail.com14 de agosto de 2018 às 06:15

    se eu tivesse uma namorada, eu lavaria. rs

    ResponderExcluir
  22. Eu trabalho como doméstico, limpo, arrumo a casa, lavo roupas e também lavo as calcinhas da minha patroa e de suas filhas. E isso não faz perder a minha masculinidade, continuo sendo homem como qualquer outro

    ResponderExcluir
  23. Lavar as calcinhas da esposa... Delícia!!!

    Tentei fazer isso com uma namorada e ela achou estranho... Disse que nunca tinha visto isso, um homem lavar calcinha de mulher. Deixei quieto.

    O machismo também está intrincado na cabeça de muitas mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, anônimo, tudo bem? não sei se isso é machismo, mas é que é tão íntimo, que causa estranheza mesmo. a carla agradece o comentário e assim que melhorar das sequelas da covid, voltará a postar no blog, ok? ela manda beijos. josiane vilaça (irmã da carla)

      Excluir
  24. Sinceramente homem lavando calcinhas pra mim é broxante afff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. G Costa, obrigada pelo comentário. Bjos. Carla Vilaça

      Excluir
    2. G Costa, eu também não gosto disso...kkkk. bjos. Carla Vilaça.

      Excluir
  25. Pessoal, muito obrigada pelos comentários. Adoooooro!!!! Beijo grande à todos vocês. Carla Vilaça.

    ResponderExcluir
  26. Carla, posso lavar suas calcinhas?

    ResponderExcluir
  27. Anônimo, agradeço a gentileza, mas lavo minhas peças íntimas na máquina, é bem mais prático e rápido. Um grande abraço. Carla Vilaça.

    ResponderExcluir
  28. Este texto é sempre mal interpretado pelas pessoas, que reclamam, via e-mail desta minha posição. Me chamam de pão-dura, de machista conveniente, etc. Mas, veja bem: eu não sei lidar com dinheiro, e por isso gasto demais com besteiras. Também não me importo de dividir a conta, ou pagá-la integralmente. Só não acho legal fazer isso no primeiro encontro com um cara. Acho questão de gentileza. Uma vez (depois escrevo sobre isso) saí com um homem muito bonito e pedi um suco que não custava 4 reais. Ele me pediu para pagar a metade. Tudo bem: dois reais. Paguei, evidentemente. Mas, se eu o convidasse, jamais faria isso. Não se trata de machismo ou feminismo, mas de gentileza. É que no primeiro encontro não há tantas intimidades. Assim também como não curto dividir o banheiro ou a cama logo no primeiro encontro. Acho que esta é uma ocasião especial e não um momento para mostrarmos o que somos em apenas uma noite. Nós, mulheres, gostamos de educação, gentileza, glamour. Imaginamos o primeiro encontro como se fosse uma cena de cinema. E não existem filmes românticos em que o mocinho pede para a garota: "Me dá a sua parte, porque você também comeu tal coisa". Não é deselegante? Um grande abraço. Ah, depois que o relacionamento deu certo, vale tudo, ou quase tudo. Tá bom? grade abraço. Obrigada pela opinião. Carla Vilaça

    ResponderExcluir

Envie comentários, dúvidas, reclamações ou sugestões para carlahumberto@yahoo.com.br